segunda-feira, agosto 28, 2006

O poder de transformação da leitura


Esse foi o tema da redação das provas do Enem, neste domingo, quando fui aplicadora.
Como base havia três textos pequenos, sendo que o primeiro era de Inajá Martins de Almeida. O ato de ler - www.amigosdolivro.com.br Quero resgatar parte do texto, pois o mesmo reportou-me ao projeto do meu grupo. Reforçando a idéia da significação das imagens...."Lemos porque a necessidade de desvendar caracteres, letreiros, números, faz com que passemos a olhar, a questionar, a buscar decifrar o desconhecido. Antes mesmo de ler a palavra já lemos o universo que nos permeia: um cartaz, uma imagem, um som, um olhar, um gesto."
As imagens foram a nossa primeira leitura e conseqüentemente serviram como base do nosso desenvolvimento intelectual.
As vezes algo simples, que parece pequeno na realidade contribui e muito para nossa formação integral.
Assim também é o ato de brincar. Que não é uma simples brincadeira é algo muito mais complexo. O ato de ler tão pouco utilizado em nossa civilização muda a postura dos seres. Quanto mais se lê, mais se quer ler e quanto menos se lê... Para ser um leitor não basta ser alfabetizado, decodificação mecânica não nos ajuuda a crescer, mas a assimilação, sim!
Em nossa especialização também vemos a importância que se dá para leitura e pela universalização dela, através de diversas sugestões e pela própria atividade da ficha de leitura onde disponibilizamos a quem interessar possa, o que lemos e onde encontramos as mesmas.
Temos medo do que não conhecemos e o ato de ler pode nos ajudar a vencer esses medos.

Comentários:
Olá!
Gostei das reflexões que fizeste.

Boa semana!
Beijos
Aline
 
Olá Adriane
Longos anos nos separam. Entretanto nas minhas pesquisas encontrei este seu comentário sobre um testo que me fora tão grato.
Coloquei em meu blog www.retalhosdeleituras.blogspot.com
Um forte abraço.
Almejo nos encontrar. Quem sabe esta seja a porta.
Inajá Martins de Almeida
 
perdoe o lapso - leia-se texto
 
Postar um comentário





<< Página inicial

This page is powered by Blogger. Isn't yours?